| | Coordenadas 38° 52' N 9° 05' O Município Vila Franca de Xira | |
|
|
|
---|
|
|
|
|
|
|
| | | | Sejam bem-vindos à Newsletter do AEV |
| | Nem o mês de novembro, longo e chuvoso, fez abrandar o ritmo do AEV. A necessidade de publicarmos a parte 2 da nossa Newsletter é a evidência do intenso trabalho realizado.🙂 Leia-nos e fique por dentro da informação. |
|
|
|
---|
| |
|
|
|
| | Aconteceu em novembro… (parte 2) |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
|
| | | | |
|
| |
| | | | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | No dia 16 de novembro a equipa do Clube Europeu dinamizou, para todos os seus membros, um Workshop intitulado Discursos/Pitch. Nele participaram 54 alunos: 7 alunos das turmas C, F, G e I do 7° ano; 26 alunos das turmas A, C, E, F, G, H e I do 8° ano; e 21 alunos das turmas C, D, F, G, H e I do 9° ano. Com esta oficina pretende-se contribuir para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, treinando-os nas competências da comunicação. Deste workshop fez parte a atividade Egg-Exercise, cujo objetivo era o de trabalhar questões relacionadas com a responsabilidade, o respeito e a entreajuda. O balanço dessas dinâmicas foi realmente salutar e benéfico para todos. Nas palavras de alguns alunos “…aprendemos a trabalhar mais em equipa; tivemos uma grande responsabilidade; aprendemos que a comunicação não se baseia só em falar; foi um bom exercício para nos conhecermos e trabalharmos uns com os outros…”. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | BIBLIOTECA EBS - LEITURAS EXPRESSIVAS No dia 23 de novembro realizou-se mais uma sessão de leitura expressiva dinamizada pela professora Ângela Ferreira com a participação de alguns alunos do 7ºC, que demonstraram interesse, interagindo e adquirindo conhecimentos, que certamente lhes serão muito úteis para melhorar as competências de leitura e a compreensão leitora . A atividade teve também a presença de um antigo aluno da EBS com formação em teatro que contribuiu com a sua experiência na implementação desta atividade. |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | |
|
| |
| | | |
|
| |
| |
---|
| |
|
|
|
| | | |
| | O AEV está a participar no projeto PAFSE. Este projeto é financiado pela UE e envolve escolas, universidades e empresas. Pretende consciencializar os jovens sobre os desafios da saúde pública, os fatores de proteção e os padrões de comportamento de risco. Os alunos terão um papel central como embaixadores da saúde pública, primeiros adotantes e disseminadores do conhecimento científico. | |
|
| |
| | | |
| | Ao AEV foi atribuído financiamento para a criação de um Clube Ciência Viva. Os docentes irão realizar Ações de Formação e foi adquirido equipamento na área da Robótica/programação e dos sensores e tratamento de dados, entre outros. |
|
| |
| | | | Pretende-se que os alunos se envolvam em projetos de intervenção na Comunidade, promovendo uma cidadania ativa e participativa; que saiam da sala de aula e explorem o meio envolvente, conhecendo o património histórico, paleontológico, geológico e biológico da região. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | | |
| | | |
|
| |
| | | | Os alunos da turma 5.ºG deram asas aos seus SONHOS e, com caneta e PAPEL na mão, escreveram poemas criativos, a partir de seis questões envolvendo a COR, o SABOR, o CHEIRO, o TAMANHO e os SENTIMENTOS. O resultado poético destes pequenos poetas e poetisas foi o mote para a criação de um Padlet “O meu SONHO” para dar vida à atividade do PAA do Grupo de Português do 2.ºCiclo - #SONHOS EM PAPEL. Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua, At vero eos et. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | Projeto Piloto Manuais Digitais |
| | | |
| | Na EB nº2 de Vialonga, duas turmas (4ºA e 4ºB) estão a trabalhar desde o ano letivo anterior num novo desafio: o Projeto-Piloto de Desmaterialização de Manuais Escolares. Este projeto consiste na substituição dos manuais escolares tal como os conhecemos, em papel, pela sua versão digital. Mas como é que isto funciona? Os alunos trabalham diariamente, em sala de aula, com os computadores cedidos pelo programa Escola Digital e acedem online aos seus manuais que são disponibilizados pelas editoras através das plataformas Aula Digital e Escola Virtual. Ao fim de cada semana, nas interrupções, ou sempre que necessário, os computadores vão para casa para que os alunos possam estudar, fazer pesquisas e completar algumas tarefas. Os cadernos e o trabalho manuscrito não desaparecem, antes pelo contrário, ganham um forte aliado: o digital. | |
|
| |
| | | | |
| | Para além do trabalho nos manuais digitais, os alunos têm também trabalhado com recursos das editoras (apresentações, vídeos, jogos, testes e desafios) e várias aplicações educativas que permitem a criação de portefólios digitais (Padlet), histórias em BD (Pixton), nuvens de palavras (Word Art), livros digitais (Bookcreator), apresentações / chuvas de ideias (Canva /Mentimeter), questionários de avaliação formativa (Kahoot, Quizziz, Forms) e a aprendizagem através de jogos (Wordwall, LiveWorksheets…), bem como a introdução à ciência da computação (Ubbu). É o segundo ano deste grande desafio e de novas aprendizagens, tanto para os alunos como para as professoras. Algumas dificuldades tiveram de ser ultrapassadas, mas, neste momento, é uma aposta ganha: os alunos não só estão mais motivados e empenhados como têm desenvolvido as suas competências digitais. Já ninguém se imagina a trabalhar de outra forma! As professoras envolvidas Ana Sofia Fonseca Cláudia Antunes Susana Agostinho | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | | | |
|
| |
| | | | Olá Cá estamos nós, divertindo-nos na nossa comemoração do dia do Pijama, atividade do nosso P.A.A. com impacto na comunidade. Trouxemos as nossas caixinhas solidárias e partilhamos emoções de alegria, que estendemos a todas as crianças do mundo! | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | | |
| | | |
|
| |
| | | | O Dia Mundial da Ciência celebra-se a nível mundial a24 de novembro. Neste sentido, os professores de Matemática das turmas 8ºE, 9ºG e 9ºF assinalaram este dia com a visita de estudo ao” Centro de Ciência Viva”, em Sintra para salientar o papel da ciência no desenvolvimento humano, destacar a importância da experimentação e investigação de novos desafios e fomentar o gosto pela ciência. A investigação e o desenvolvimento científico são áreas muito importantes, como todos sabemos, e uma vez que vivemos rodeados de ciência, quer direta ou indiretamente, considerámos relevante celebrar este dia e realçar o seu papel para o desenvolvimento de diversos setores. Para além dos docentes da disciplina Fernando Silva e Susana Andrade, pudemos contar também com as professoras Emília Queiroga e Teresa Ferrinho para nos acompanhar nesta experiência e partilha de conhecimentos. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | No dia 9 de novembro, pelas 15 h 30 minutos, realizou-se a 1ªeliminatória das 41ª Olimpíadas Portuguesas da Matemática - OPM que contou com a participação de 24 alunos, dos 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. A prova decorreu no refeitório da EBS de Vialonga, tendo sido organizada e dinamizada pelo grupo 500-Matemática. A 2ª eliminatória irá decorrer no dia 11 de janeiro de 2023 e a Final Nacional entre 30 março e 2 de abril 2023 no A grupamento Escolas Tomás Cabreira, Faro. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | | |
|
| |
| | | | No dia 24 de novembro, na aula de Inglês, as turmas do 8ºF e 8ºH receberam uma mensagem em língua inglesa da professora Sara Cabaço (English Modern School - Doha) que se encontrava no estádio 974, do Mundial de Futebol do Catar, para assistir ao jogo da Seleção Portuguesa contra a Seleção do Gana. A professora Sara falou importância do Inglês como uma língua de comunicação global e de como o domínio desta língua foi um fator determinante para o sucesso da sua vida profissional no Catar. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | | | |
| | A semana da francofonia foi comemorada com diversas atividades através das quais os alunos enriqueceram culturalmente e evidenciaram os seus conhecimentos linguísticos. | |
|
| |
| | | |
| | | No jogo Quem Quer Ser Milionário em francês os 7ºs, 8ºs e 9ºs anos deram mostras de desportivismo e revelaram muita sabedoria. | |
|
| |
| | | |
| | | O showcooking de Crepes foi outro momento de aprendizagem desta semana. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | JI nº2 e JI GRANJA Projeto formigas |
| | UMA FORMIGA QUANDO QUER VOAR GANHA ASAS. FOI O QUE NÓS FIZEMOS VOÁMOS AO SABOR DA NOSSA CURIOSIDADE E DESCOBERTA... | |
| | |
| | | O projeto surgiu depois do recreio e após um dia de chuva. Em ambos os jardins surgiram varias formigas, umas com asas e outras sem asas. Houve uma partilha entre salas sobre o que fomos descobrindo. Depois da chuva de ideias as crianças em casa procuraram informação e questionaram os pais sobre o tema. Em sala foi construído um formigário para colocar as formigas que apanhamos no recreio, pudemos assim observar mais de perto as formigas e o seu comportamento. Em pequenos grupos, iniciou-se a consulta dos livros trazidos pelas crianças e as pesquisas na biblioteca e na Internet. Após as pesquisas foram realizadas várias atividades: desenhos, escrita, modelagem, observação com lupa, jogos, construção de maqueta, intercâmbio entre salas ( carta e formigário),construção livro e de um filme. Apresentámos às outras salas o que descobrimos. Educadora Sónia Costa | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
|
| | | | AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO CONCELHIA |
| | | |
|
| |
| | | PORTEFÓLIOS DIGITAIS EM CONTEXTO EDUCATIVO |
| | A equipa Microsoft Innovative Educator Expert em parceria com a Embaixadora Digital e o CFIDP está a promover uma ação de formação sobre portefólios digitais em contexto educativo aberta a todo o Concelho de Vila Franca de Xira que teve início no dia 24 de novembro. | |
|
| |
|
---|
| |
|
|
|
| | | | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
|
---|
| |
|
|
|
|
|
---|
| |
| | | | | Legal Notice Agrupamento de Escolas de Vialonga Rua Gago Coutinho Vialonga Tel: 219528290
|
|
|
| | | | |
|
|
|
---|
| |
| | | | | If you no longer wish to receive this newsletter, |
|
|
|
---|
| | | | |
| |
|
|