| Coordenadas 38° 52' N 9° 05' O Município Vila Franca de Xira |
|
---|
|
Sejam bem-vindos à Newsletter do AEV |
A última Newsletter deste ano 2023-2024 chega com mais novidades e com o encerramento de mais um ano letivo. Terminamos o ano com muito orgulho pelo percurso que fizemos e por todas as conquistas que realizamos! A qualidade do nosso trabalho foi reconhecida por todos, a nível interno e a nível externo. As condições de aprendizagem para os nossos alunos têm vindo a melhorar significativamente ao longo dos anos e, este ano em particular, os alunos da Escola do Cabo puderam inaugurar a escola nova e mais crianças puderam iniciar a educação pré-escolar no nosso Agrupamento. Finalmente, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, vimos chegar a aprovação da candidatura para o início das obras de requalificação e ampliação da EBS. Vislumbramos agora a concretização de um projeto por tanto tempo adiado, mas tão necessário para os nossos alunos, para todos os profissionais, para as famílias e para a toda a comunidade de Vialonga. Finalmente estamos a avançar para um futuro melhor! A grande equipa do AE Vialonga deu o seu melhor todos os dias, com muito envolvimento, colaboração e trabalho de equipa em prol do sucesso escolar dos nossos alunos e na procura de uma escola onde todos sentem que fazem parte. Toda a comunidade educativa do AEV está de parabéns! As mudanças trazem-nos também muitos desafios e, mais uma vez, contamos com o esforço e envolvimento de todos para continuarem a dar o seu melhor. Foram muitos os projetos e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. A Newsletter AEV fez chegar a todos, e cada vez mais longe, um pouco daquilo que vai acontecendo no nosso Agrupamento, divulgando muitas das atividades e projetos desenvolvidos em cada escola. Aguardamos pelas novidades do próximo ano letivo, com as publicações sempre fresquinhas da Newsletter do AEV. Até lá, ficam os votos de boas leituras e Boas Férias! Madalena Cordeiro Diretora do AEV
|
|
---|
|
|
A proteção do ambiente e o respeito pelos animais são temas de grande importância e que envolvem diversas áreas do conhecimento. Na disciplina de francês, esses valores foram destacados no plano anual de atividades com a visita da equipa cinotécnica da GNR, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora. Além disso, o dia "O meu animal de companhia vem à escola" foi uma oportunidade para sensibilizar os alunos sobre a importância da relação entre humanos e animais, promovendo assim uma consciencialização maior sobre o cuidado com os nossos amigos de quatro patas. A integração dessas temáticas de forma transdisciplinar reforça a ideia de que a educação vai além das matérias curriculares tradicionais, abrindo espaço para reflexões e ações que contribuem para um mundo mais sustentável e harmonioso. |
|
|
---|
|
|
Foram dois finais de tarde mágicos no Centro Comunitário de Vialonga! Uma experiência de pura alegria e competência dos nossos alunos de 3º e 4º anos nos Concertos das Orquestras D1 e D2 Cordas! Este evento proporcionou um momento encantador, repleto de sorrisos dos dois lados: músicos e público. Família e amigos apoiaram estes artistas de amanhã! | |
|
|
---|
|
|
Cidadania e Desenvolvimento | Educação Visual No Dia Mundial do Ambiente, a turma do 7.ºA gentilmente abriu as portas da sua sala de aula para os alunos ouvirem uma breve apresentação sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia. Esta apresentação foi realizada pelos alunos do 5.ºH. A tecnologia traz muitas vantagens que facilitam a vida e ajudam o progresso em várias áreas, mas também apresenta muitos desafios que precisam de ser geridos com cautela. Esta foi a mensagem deixada pelo 5.ºH. Ainda na manhã do dia 5 de junho, alunos do 5.ºG tiveram a oportunidade de partilhar os seus conhecimentos com os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e de lerem 2 poemas realizados por alunos do 5.ºE. Além de promoverem a consciencialização ambiental, também convidaram os colegas para uma divertida brincadeira junto ao banco do amigo. Nesse local, foi “plantada” a árvore da amizade, criada pela turma do 5.º D, simbolizando a união e o compromisso com a preservação do meio ambiente. Este gesto reforça a importância da colaboração e do respeito pela natureza na nossa comunidade escolar. Mais uma vez, fomos muito bem recebidos pela fantástica equipa do CAA. Sala de aula muto acolhedora e cheia de cor. |
|
|
---|
|
|
VIMAEProfessores por um dia |
|
|
|
---|
|
|
Alunos do 5.ºD foram “Professores por um dia” e dinamizaram um Workshop “Pinturas em gesso”, na 19.ª VIMAE, para os seus colegas da EBS, no dia 13 de junho. As peças pintadas foram gentilmente cedidas para serem vendidas. Conseguimos alguns fundos para beneficiar crianças necessitadas na Guiné-Bissau e espalhar sorrisos, através da ONG – “Reino Mágico - Mães do Mundo” |
|
|
---|
|
|
Estando no final do ano letivo, impõe-se fazer um balanço sobre a implementação de Tertúlias Dialógicas e Grupos Interativos no nossos Agrupamento. Com a implementação das Tertúlias Dialógicas, conseguimos constatar uma melhoria da oralidade dos nossos alunos, bem como também uma maior fluidez dos seus discursos, enriquecimento do vocabulário e maior intervenção dos alunos mais tímidos. O facto de abordarmos obras clássicas, foi sem dúvida uma mais-valia e uma novidade no Agrupamento. Esta abordagem causou um impacto muito positivo em todos os intervenientes do processo. Os resultados obtidos permitiram aos professores envolvidos continuar a fazer projeções sobre futuras obras a abordar e comentar o seu impacto na formação e na vida dos seus alunos. Em dia de Tertúlias, como pude observar, o silencio imperava e todas as turmas participavam com entusiasmo e empenho. A maior revelação veio de alguns alunos menos participativos que mostraram de uma forma absolutamente inesperada, uma participação muito pertinente e consistente. Na realidade, este tipo de AES permitiu conhecer uma realidade dos alunos à qual os professores, normalmente não têm acesso. Mais do que um simples comentário, as Tertúlias permitiram conhecer a visão pessoal de cada um dos alunos, de si próprios e do mundo que os rodeia. As suas inquietações foram ouvidas e as suas experiências de vida e a sua sensibilidade foram valorizadas. Por outro lado, e quanto aos Grupos Interativos, foi uma experiência enriquecedora e aproximou-nos ainda mais das famílias e comunidade envolvente. Os voluntários tiveram um papel primordial não só pela disponibilidade apresentada, como também pelo facto de termos recolhido evidencias da sua importância nos GI. Aliás, esse foi um dos impactos observados e alcançados. Estas diferentes inteligências culturais ajudaram a criar sentido nos alunos e as suas aprendizagens nas áreas da matemática, português e inglês, principalmente, foram muito positivas. Esta implementação contribuiu para um trabalho mais colaborativo, partilha entre pares e consolidação de conteúdos. Foi uma forma de todas as crianças participarem na realização das atividades propostas, com as mesmas oportunidades de se expressarem e interessarem. O facto de se receber voluntários, em contexto sala de aula foi uma mais-valia na prática pedagógica de todos os professores. Os alunos e os voluntários estiveram muito motivados e envolvidos nesta AES. Com a implementação de GI, os alunos trabalharam em grupos heterogéneos, aprenderam a aceitar as opiniões dos outros, partilharam saberes, e acima de tudo, houve um diálogo igualitário entre todos os participantes, assim como trabalho colaborativo e consolidação de conteúdos. |
|
|
---|
|
|
Agradecemos mais uma vez a todos quantos tornaram possível: ABEIV, CMVFX, GNR e JFV e, principalmente, a toda a comunidade educativa! |
|
|
---|
|
|
Campeãs Nacionais de Desporto Escolar |
|
|
|
---|
|
|
A equipa de Basquetebol Juvenis Feminino da EBS Vialonga, sagrou-se este fim de semana Campeã Nacional de Desporto Escolar. Parabéns a todos por mais um título Nacional de Desporto Escolar. |
|
|
---|
|
|
Diários de ABRIL 1974, um livro humano em que cada aluno é uma página escrita por si. Inicialmente, na aula de português, os alunos do 8ºI assistiram a um documentário e uma entrevista sobre o 25 de abril de 1974 e aprenderam que o Diário é um género textual narrativo em que o autor regista os seus sentimentos, emoções, experiências do quotidiano. É uma escrita feita com regularidade, por vezes diariamente e constituida por pequenos fragmentos, datados e ordenados cronologicamente. De seguida, foi lançado este desafio : Coloca-te na pele de um, preso político português que entre 24 e 27 de abril viveu na prisão o caminho para a liberdade. Se tivesses escrito uma página do seu diário, que data teria essa página e que palavras traduziriam as suas emoções? Assim, surgiram as 28 páginas fantásticas do Diários de ABRIL 1974. Pensou-se, então, na apresentação desta atividade na VIMAE e como fazê-lo. Foi aí que cada aluno criou uma grande página que colocaria às costas a simular o texto por si escrito e até mesmo a capa do livro foi produzida. No dia 13 de junho, na VIMAE, organizaram-se cronologicamente e assim que a capa se abriu, os alunos, um a um, viraram-se como páginas e leram os textos que produziram na aula de português. |
|
|
---|
|
|
Prisão de Peniche, 27 de abril de 1974 Olá querido diário, Hoje finalmente vou sair daqui. Está tudo em alvoroço...Estou muito feliz, vou poder ver toda a gente que mais gosto...Nem acredito, estou tão feliz! ... Prometo que depois conto tudo. xxxx Peniche, 27 de abril de 1974 Querido diário, Hoje já estamos a ser libertados. Vieram muitos jornalistas e advogados ...fizeram-me muitas perguntas...vai ser bom ver a minha família depois de tanto tempo... ... Vou continuar a escrever. xxx |
|
|
---|
|
|
Legal Notice Agrupamento de Escolas de Vialonga Rua Gago Coutinho Vialonga Tel: 219528290
|
| |
---|
|
|
If you no longer wish to receive this newsletter, |
|
---|
|
|
|