| | | Coordenadas 38° 52' N 9° 05' O Município Vila Franca de Xira | |
|
|
|
---|
|
|
|
|
| | | | Sejam bem-vindos à segunda Newsletter de 2022/23 |
| | Desejamos que não percam pitada do muito que se vive no Agrupamento de Escolas de Vialonga, por isso esta newsletter é dedicada à primeira etapa do nosso Plano Anual de Atividades. Se querem mesmo descobrir o que vai acontecer, leiam até ao fim! |
|
|
|
---|
| |
|
| | | Pré- escolar - As atividades dos mais novos |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | |
|
| |
| | | | - A Educação para os Direitos Humanos e Participação Democrática
- A Educação Ambiental / Desenvolvimento Sustentável
- A Educação para os Media e Promoção da Literacia
- A Educação para a Saúde e a Sexualidade (envolvimento parental)
- A Educação Intercultural
- A Educação Inclusiva
- Voluntariado
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | 1.º Ciclo - Atividades PAA |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Escola Básica N.º 1 de Vialonga |
| | | |
|
| |
| | | - Receção aos alunos do 1ºano
- Dia da Alimentação
- Halloween
- Comemoração do São Martinho
- Dia Internacional dos Direitos da Criança: Dia do Pijama
- Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
- Dia Internacional dos Direitos Humanos
- Visita de estudo ao teatro Politeama
- Comemoração do Natal
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Escola Básica n.º 2 de Vialonga |
| | | |
|
| |
| | | - Receção aos Alunos do 1º Ano
- Dia Europeu das Línguas - 4º Ano
- Crescer Saudável e Dia da Saúde
- Dia da acessibilidade
- Comemoração do Halloween e Pão por Deus
- Comemoração do São Martinho
- Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
- Natal - Festa de Natal
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Escola Básica n.º3 de Vialonga - Quinta das Índias |
| | | |
|
| |
| | | - Receção aos alunos
- Semana da Alimentação
- Dia de Todos os Santos
- S. Martinho
- Dia Nacional do Pijama
- Semana da Matemática
- Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
- Ida ao Teatro Politeama ver a peça “A Cinderela”
- Encerramento 1º período
- Brigada do Amarelo
- Projeto de Leitura (60 min./semana)
- LIDL Turma Imbatível
- ACP – Prevenção Rodoviária
- Fundação Benfica – Educação para os valores
- Projeto Erasmus – Outdoor Classroom
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Escola Básica de Cabo de Vialonga |
| | | |
|
| |
| | | - Receção aos Alunos
- Dia Mundial do Animal
- Mês das Bibliotecas Escolares
- Dia do idoso
- Crescer Saudável
- Desafios Matemáticos / Desafios Interturmas
- Planeta limpo
- Comemoração do São Martinho
- Dia Universal dos direitos da Criança
- Dia Mundial da Ciência
- Segurança na Internet
- Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
- Comemoração do Natal
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Escola Básica de Alpriate |
| | | |
|
| |
| | | - Receção aos alunos
- Crescer Saudável
- Viver o outono
- Conheço os meus direitos
- Todos iguais na diferença
- Espetáculo Musical: “A loja dos Brinquedos”
- Horta na Escola
- Ciência Divertida
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | | |
|
| |
| | | - Dia da Paz
- Dia Mundial do Leite
- Dia da Música
- Alimentação Saudável
- Halloween / Pão por Deus
- Magusto
- Direitos das Crianças / Dia do Pijama
- Teatro “O meu melhor amigo”
- Festa de Natal
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | - Receção do 1º ano
- À descoberta da BE - Visita guiada ao espaço e regras de utilização
- Comemorar o MIBE (Mês internacional das BE)
- Datas Comemorativas: Dia do animal, Dia Mundial da Alimentação, São Martinho, Dia Internacional dos Direitos da Criança, Dia da internet segura
- Concurso de leitura
- Concurso “conta certa/maior palavra”
- Projetos de leituras
- Encontro com escritores, contadores de histórias e ilustradores
- Empréstimo domiciliário/ sala de aula- “Já sei ler”
- Calçar os sapatos dos outros” – Mithós
- Literacia dos Media: “Dar continuidade à história”
- O Guião de pesquisa - Como se faz a pesquisa para um trabalho
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Atividades do PAA para o 2º ciclo - 1ºPeríodo |
|
| |
|
---|
| |
|
| | Português - Leitura sem fronteiras
- Festival de leitura
- Mentes brilhantes, histórias fascinantes
- # Sonhos em papel
- Vitamina L(er)
|
|
| |
|
---|
| |
|
| | Ciências Naturais - Projeto “Escola Azul”
- O Ar que respiramos - qualidade do ar interior
|
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | |
|
| |
| | | | - Maleta Pedagógica da Pré-História
- Mentes Brilhantes, Histórias Fascinantes (Personalidades femininas que influenciaram a História de Portugal no séc. XIX e XX))
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Biblioteca Escolar - 1ºPeríodo | |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | |
| | . Comemoração de datas relevantes . "Vamos falar com..." . “Histórias com futuro” . Tertúlia Dialógica de Artes . Oficinas de postais pop-up |
| |
| |
| | | |
| | . Leituras expressivas . Dinamização das contas das redes sociais . Projeto “Escola a ler” . Histórias e lendas da nossa terra . Workshops de atividades relacionadas com as Ciências em diálogo com a Literatura | |
|
| |
| | | |
| | . Criação do Grupo de Amigos da BE-Mãozinhas . Comemoração do MIBE . Book Cross . Feira do Livro . Participação no Concurso Nacional de Leitura | |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | Atividades do PAA para o 3º ciclo - 1ºP |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | - Jogo do 24;
Visita de Estudo ao Centro de Ciência Viva em Sintra; - Dinamização do Blogue da BE com curiosidades/desafios matemáticos.
| |
| | | |
|
| |
| | | |
| | | - Desafio Internacional de Pensamento Computacional.
| |
|
| |
| | | |
| | | - Visita de estudo EVOA;
- Visita de estudo ao Exploratório Ciência Viva de Coimbra;
- Projeto Horta na escola;
- Projeto Devolver à Terra em parceria com a associação ZERO;
- A Terra treme.
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | |
|
| |
| | | | - Aula de Campo - paisagens;
- Rosa dos ventos - Postais de Natal;
- Pirâmides etárias.
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | |
|
| |
| | | | - Palestra Espaço vai à Escola;
- Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva do Alviela;
- Saída de campo para recolha de amostras e medições de parâmetros físico-químicos;
- Olimpíadas da Química;
- Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento, Oceanário ou Museu da Marinha, Planetário e Aquário Vasco da Gama.
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | |
|
| |
| | | | - Dia Europeu das Línguas em setembro;
- Semana da Francofonia em novembro;
- Visita de estudo ao teatro;
- Cartões de Natal em dezembro.
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | |
| | | - Dia Europeu do Desporto na Escola;
- Formações Arbitragem;
- Corta-Mato escolar;
- Torneio 3x3 basquetebol;
- Jogo basquetebol professores/alunos/EE.
| |
|
| |
| | | |
| | | - Pequenos cientistas.
- Projetos Invasoras, Dark Skies Rangers, Projeto RIOS.
| |
|
| |
| | | |
| | | - Visita de estudo ao Museu dos Descobrimentos;
- Conversas sobre o Património e História;
- Maleta pedagógica da pré-história;
- Ciclo de cinema histórico;
- Palestra com a arqueóloga Gina Dias;
- Parlamento dos Jovens.
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | | - Visita de Estudo
- Estágio de Sopros e Percussão
- Ciclo de Concertos de Natal
| |
| | | |
|
| |
| | | | - Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
- The Skype Plastic Cleanup Brigade
- Aula virtual de sensibilização para a problemática da utilização do plástico
- “À conversa com atletas de natação adaptada”
| |
|
| |
| | | | - Dinâmicas de integração
- Programa de Competências Pessoais e Emocionais (CPE) em grupo, turma ou individual
- Métodos e hábitos de estudo
- Academia Ubuntu
- Acompanhamento à família/Consultadoria
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado
| |
|
| |
|
---|
| |
|
| | | - Associação de estudantes
- Laboratórios dos cursos profissionais
|
|
| |
|
---|
| |
|
| | | |
| | | Erasmus+ - “Don't wait to see the destruction”
- “Let us be a breath for future”
Mobilidades Turquia, Espanha,Macedónia (temáticas - Alterações climáticas; Sustentabilidade ambiental; Cidadania ativa.) Clube Europeu - Participação no Concurso “ART Olympics”
- Visita de Estudo à Agência Europeia de Segurança Marítima e ao Espaço Europa (Lisboa)
- Participação no Concurso dos Clubes Europeus “Juventude – O Futuro da Europa”
| |
|
| |
|
---|
| |
|
|
| | | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
|
---|
| |
|
|
|
|
|
---|
| |
|
| | | | Legal Notice Agrupamento de Escolas de Vialonga |
|
|
| | | |
|
|
|
---|
| |
|
| | | | If you no longer wish to receive this newsletter, |
|
|
|
---|
| | | | |
|
|